Como chegar a Brasília, transportes e mapas

 

 

Brasília, por estar localizada no centro do Brasil, serve como ligação terrestre e aérea do país. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek é um dos mais movimentados do Brasil, recebendo mais de 10 milhões de passageiros por ano, para 44 destinos distintos. Oito rodovias radiais fazem a ligação da capital federal a outras regiões do Brasil. Assim, estando no Brasil, você pode chegar a Brasília por avião, ônibus e carro particular.


Brasília tem ônibus que se deslocam nas principais avenidas, e micro-ônibus nas ruas secundárias. O metrô só tem linha da Rodoviária (centro da cidade) para a Asa Sul e fora do centro da cidade. O serviço de táxi é oferecido em pontos específicos, como hotéis, shoppings e superquadras. É preferível ter, em mão, um número de radiotáxi, para chamar quando necessário, pois poucos táxis circulam pela cidade.


Quando for consultar o mapa de Brasília, você encontrará letras e números nos endereços residenciais e comerciais e de órgãos federais e distritais. Em outras cidades, o comum é ter nomes de pessoas nas placas de ruas e números; em Brasília, os endereços são organizados por sequência numérica e siglas. O centro da cidade é denominado Plano Piloto, com duas asas, a Sul e a Norte, por exemplo: SQS 201 significa Superquadra Sul 201(área residencial); SHS significa Setor Hoteleiro Sul; SHN significa Setor Hoteleiro Norte.


O Congresso será realizado na Asa Norte (Plano Piloto), portanto procure ficar nos setores hoteleiros Sul e Norte quando fizer sua reserva, pois vai facilitar seu deslocamento para qualquer setor da cidade. Outras denominações de Regiões Administrativas de Brasília – as chamadas cidades-satélites – como, Taguatinga, Ceilândia, Guará, são distantes de 20 a 40 km do local do Congresso, por isso evite escolher hotéis nessas regiões.


Para consultar
O Brasília Convention & Visitors Bureau é uma fundação que visa divulgar Brasília como destino turístico. O site possui três guias: Turismo (atrações e roteiros), Eventos (informações ao público) e Serviços (artesanato, transporte, entre outros) além de mapas, telefones úteis, fotos, vídeos e informações sobre as peculiaridades da cidade e de seu clima. A versão em inglês está disponível.


O Portal UnB – Conheça Brasília  é recomendado àqueles que gostam de orientar-se por mapas. O internauta pode escolher o que pretende localizar em Brasília, como monumentos, teatros, igrejas e templos, parques, bibliotecas e museus, além de conferir quais são as principais vias da cidade.

Outro site interessante é o Guia de Brasília. Nele, existe uma página exclusivamente dedicada aos turistas que pretendem visitar a cidade, com dicas sobre transportes, agências de turismo, hotéis, restaurantes, locais para compras e passeios, além de outras informações, tais como, clima, vegetação e previsão do tempo.

 

 

Clique no link abaixo para mais informações