Brasil - Informações Gerais

 

Moeda

A moeda corrente no Brasil é o real (R$).  Dólar, euro e cheque de  viagem podem, facilmente, ser trocados em hotéis, bancos autorizados e casas de câmbio.
Todos os cartões de crédito internacionais são aceitos na maioria dos hotéis,
das lojas, dos restaurantes e dos estabelecimentos comerciais.

 

Link para conversão de moeda.

Vistos e passaportes

Um visto de entrada não é necessário para portadores de passaportes europeus ou de países sul-americano. Os vistos são apenas necessários a visitantes de países que adotam a mesma política para os cidadãos brasileiros. Os vistos turísticos podem ser renovados pelo período de 180 dias por ano. Os passaportes devem ser válidos durante, pelo menos, seis meses após a data prevista de chegada ao Brasil.

 

 

Idioma
O português é a língua nacional, mas tanto o vocabulário, o sotaque e a entonação são bem diferentes do que se ouve em Portugal e outras ex-colônias portuguesas. Nos hotéis e nos centros turísticos, inglês e espanhol são falados, para melhor atender os estrangeiros.
Alojamentos
Com mais de 28.000 opções de hotéis certificados, o Brasil oferece enorme variedade de alojamento, capaz de satisfazer, ao máximo, os visitantes exigentes.
Fusos horários
O Brasil ocupa uma área com 4 zonas de tempo diferentes. O fuso horário de Brasília, a capital do país, é o padrão nacional e é de 3 horas atrás do tempo médio de Greenwich, na maior parte do ano. No verão, a maioria do estados brasileiros move seus relógios uma hora à frente.
Tensão de eletricidade
Na maioria das cidades brasileiras, a tensão elétrica é 110 ou 220 volts. No local do evento, a voltagem é 220.  No entanto, é aconselhável confirmar a tensão, antes de ligar qualquer aparelho.
Aluguel de carros
Carros alugados, com ou sem motorista, estão disponíveis aos turistas nos principais aeroportos e no centro da cidade.  Deve-se reservá-los com antecedência. Pergunte sobre o tráfego e a legislação do lugar que você vai visitar. Para mais informações, acesse www.abla.com.br.
Táxis
Há grandes frotas de táxis na maioria das cidades. Táxis comuns podem ser chamados na rua. Radiotáxis podem ser chamados por telefone.
Transporte
Para viagens aéreas, as companhias nacionais cobrem a maioria dos vôos domésticos, e as regionais oferecem altos níveis de conforto e segurança. Os ônibus são também um tipo popular de transporte, para viajar entre os estados.
Gorjeta
A maioria dos restaurantes e dos bares, geralmente, incluem a taxa de 10% na conta. Mas, você pode deixar um pouco mais se o serviço foi bom. Quando não está incluída na conta, a regra geral é a gorjeta entre 10% e 15%. Motoristas de táxis não esperam receber gorgetas.
Comunicações
Qualquer parte do mundo pode ser alcançada em tempo real por telefone, fax ou e-mail. O mercado brasileiro de telefonia celular é o segundo maior do mundo com 650 mil novas linhas vendidas a cada mês.